segunda-feira, 11 de outubro de 2010

La Dauphine Marie Antoinette

Maria Antonieta, última rainha da França

Brioches decorativos enfeitam as bancadas
plotadas com motivos reais

O cor de rosa em grande e bufante cortina ao fundo


A delfina aos seus treze anos



Repudiada e apelidada em Versailles como "A Austríaca", Maria Antonieta enfrentou diversas dificuldades no quesito "aceitação social" desde que pôs seus delicados pares de sapatos de cetim na corte francesa governada pelo então luxuoso e depravado rei Luís XV. Maravilhosamente bela (considerando os padrões de beleza preponderantes na época do Antigo Regime), revolucionou a moda e a imagem que deveria ter uma grande rainha em sua época, quebrando tabus, impondo seu estilo, conquistando seu lugar de maneira original, inteligente e autêntica. Ao contrário do que dizem, ela era culta e entendia de política, assim jamais poderia ter sobrevivido tanto tempo sem conceber um rebento delfim, inserida num círculo social marcado pelas relações de interesses inescrupulosas e por um casamento mal sucedido (Luís XVI era gay?! Era feio e deselegante? Se ele era impotente? Sabe-se lá... O que se sabe mesmo é que ele não era nem de perto o sonho de príncipe encantado digno de uma princesa). Ainda hoje se torna referência para a criação da moda atual, sendo criticada e venerada eternamente. Um paradoxo instigante, digno daqueles que nascem com a dita "estrela na testa"! De fato, não seria jamais ignorada. Não menos pela arquitetura / design.
Observem a decoração de um salão de beleza inaugurado na Austrália, tematizando a "Rainha dos Brioches", como ficou ironicamente e injustamente rotulada.
A decoração é riquíssima, absolutamente interessante, recriando os ares franceses e o "luxo a la dauphine" ao qual não teríamos acesso, se não fosse a criatividade dos nossos contemporâneos designers, que numa releitura lançaram o propósito de saldar mais uma vez a dourada "belle époque" em que se bradava "vida longa à rainha", antecipando o que se consumaria mesmo nos dias atuais, pois seu legado permanece intacto!!!
Por isto seus carrascos travestidos de revolucionários não esperavam...

Fotos Fonte:
http://hypedesire.blogtv.uol.com.br/2008/10/04/maria-antonieta-desembarca-na-australia